Pesquisadores Desenvolvem Método para Remover Marcas D’Água Invisíveis de Imagens Geradas por IA

 Novo Método Remove Marcas D’Água Invisíveis de Imagens Geradas por IA

    Um novo método desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Tsinghua, na China, é capaz de remover as marcas d’água invisíveis que são inseridas em imagens geradas por IA. Essas marcas d’água são usadas para proteger os direitos autorais e a propriedade intelectual das imagens sintéticas, mas também podem ser usadas para rastrear a origem e a autenticidade das mesmas.

    O método consiste em adicionar ruído à imagem, destruindo a marca d’água e, em seguida, reconstruir a imagem usando um modelo de IA. O resultado é uma imagem sem marca d’água e sem nenhuma diferença perceptível a olho nu. Em testes com a marca d’água RivaGAN, que é usada por vários serviços de geração de imagens, os ataques de regeneração removeram 93-99% das marcas.


    O código do método está disponível no repositório “XuandongZhao/WatermarkAttacker” no GitHub. Os pesquisadores afirmam que o objetivo do seu trabalho é alertar para os riscos e desafios da proteção de imagens geradas por IA e incentivar o desenvolvimento de métodos mais robustos e seguros.